quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Ceu, Sol, Sul, Terra e Cor


Esta música consegue traduzir o verdadeiro sentimento de ser gaúcho(a)... Amo ser do RS e de SLG!
Parabéns a todos(as) nós neste 20 de setembro!


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

TMA/RS Seccional de SLG está cumprindo sua função social...


Conheça mais sobre os serviços do Tribunal de Mediação e Arbitragem
O serviço é oferecido aos cidadãos há três meses em São Luiz Gonzaga
17 de setembro de 2012 às 07:43

A reportagem da Rádio Missioneira, foi até o Tribunal de Mediação e Arbitragem de São Luiz Gonzaga, inaugurado há três meses, para conhecer melhor o trabalho desenvolvido nessa instituição.

Objetivos da justiça comunitária
Segundo o coordenador do tribunal, Alyson Reginato dos Santos, o objetivo do tribunal é conseguir uma conciliação entre as partes que estão em conflito, para restabelecer o convívio pacífico da sociedade. O tribunal é um espaço para o exercício pleno da cidadania.
Como funcionam os julgamentos
O juiz mediador, Noé Gonçalves de Souza, explica que as partes em conflito, sentam uma em frente à outra, no tribunal, para exporem suas verdades, e com o auxílio dos juízes, buscam um entendimento. Esses juízes são pessoas de vários segmentos da sociedade, da área do comércio, direito, contabilidade, entre outros.
Procura do tribunal
Desde a inauguração, a procura pelo tribunal é grande. Segundo o juiz mediador, Nelson Tavares, cerca de um a dois processos são abertos por dia, além das pessoas que procuram o tribunal para buscar informações. Desde o início das atividades, três processos já estão encerrados, e 28 processos estão em andamento.
Serviços que o tribunal oferece
Qualquer cidadão pode procurar o tribunal, incluindo as pessoas jurídicas. Para estas, o tribunal oferece os serviço de recuperação de dívidas. O empresário, pode cobrar aquele crédito inativo do seu cliente, de maneira amigável. O empresário e o devedor, podem sentar e conversar, até chegar a um acordo. 
Segundo o juiz mediador Márcio Braun, muitas vezes o cliente que atrasou a sua dívida não volta pagar por vergonha, e nestes casos há a oportunidade de saldar a dívida e volta a ser cliente da empresa. O tribunal tem exemplos concretos de recuperação de dívida.
Outro serviço oferecido, é no caso de acidentes de trânsito, quando há algum dano material ou até mesmo moral.
Equipe de trabalho
O tribunal conta com o trabalho de 17 juízes mediadores, e destes, sempre há um de plantão no tribunal, além de uma atendente.  
O tribunal está localizado na Rua Bento Soeiro de Souza 2838, no centro. O telefone é 3352-3258 e o horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 18h. 
Por Amanda Lima

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

BOA DICA DE CURSO...

I CURSO DE FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE CONFLITOS E DE COORDENADORES DE CÍRCULOS RESTAURATIVOS


Viemos trazer ao conhecimento de todos os profissionais e graduandos das seguintes áreas: Direito, Psicologia, Serviço Social e Pedagogia, o primeiro curso de formação de Mediadores e de Coordenadores de Círculos Restaurativos da Região das Missões. Para tanto, repassamos as seguintes informações:

- Aula Inaugural: dia 10 de setembro (segunda-feira), às 17hrs e 30min, na sala 18.202 - Prédio 18 da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - de Santo Ângelo - RS;
- Assunto do 1º encontro: Comunicação Não-Violenta

O ENCONTRO DO GRUPO DE PESQUISA EM MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E JUSTIÇA RESTAURATIVA, SERÁ JUNTAMENTE COM A AULA INAUGURAL, DESTE MODO, ESTE SERÁ O PRIMEIRO ENCONTRO DO GRUPO DE PESQUISA NO MÊS DE SETEMBRO.

- Encontros sempre às segundas-feiras (as datas serão informadas no dia 10 de setembro)
- Horário: sempre entre 17hrs e 30min às 19horas (nas segundas-feiras: distribuídas entre setembro e novembro)
- Certificado de 40 horas

Coordenação: Prof. Dr. Mauro Gaglietti, Sheila M. U. Willani, Manoelita Manjabosco, Rose Grás, Ana Paula Cacenote e Dra. Rosangela da Rosa.

Inscrições pelo E-mail: mediacaoej.r@gmail.com

Para a efetiva inscrição, envie junto o nome completo, a data de nascimento, ocumentos (CI, CPF e Diploma ou atestado de matrícula da graduação - para atestar o andamento do curso) em anexo (digitalizados).

NÃO HÁ CUSTOS!
O curso é uma promoção (gratuita) do Grupo de Pesquisa em Mediação de Conflitos e Justiça Restaurativa ligado ao Mestrado da Universidade do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santo Ângelo - URI/RS, visando a criação/formação de novos líderes apaziguadores em todos os setores profissionais e do cotidiano.

Aguardamos seu contato!
Atenciosamente,
Dr. Mauro Gaglietti.